Translate

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

A história debaixo dos meus caracóis



Meus cachos nasceram comigo e sempre viveram comigo. Mas eu achava que era legal mascará-los e esticá-los em busca daquela imagem de uma menina linda, com cabelo liso, sexy e comprido. Que bobagem!


Assim como a maioria dos traumas, o meu também veio da infância



Sempre fui traumatizada pelo que as pessoas falavam de mim quando eu era menor. Cabelo pixaim, Elba Ramalho, crespo, duro, ruim. Meu cabelo era enorme de volumoso e literalmente estava preso ou armado, não fazia ideia do que fazer pra cuidar. Vivia de escova, mas eu só podia ir ao salão uma vez por semana. Então eu só lavava meu cabelo uma vez por semana...raramente lavava o cabelo em casa. Lavar o cabelo em casa era sinônimo de depressão.


Eu tinha vergonha do meu cabelo ser como era.


Lembro-me quando uma cabeleireira me disse que eu ficava mais bonita de cabelo liso...Eu já achava que sim, mas com reafirmação, uma criança acredita em tudo o que escuta. Alisava com babyliss quando chapinha não existia. Sofri tanto com a busca de um cabelo manejável que adquiri amor por cabelo. Eu mesmo fazia "toca", rolinhos, tranças, coques, mas sempre insatisfeita.


Relaxamento



Cheguei a fazer relaxando com hidróxido sódio! Depois de um dos processos de relaxamento, meu cabelo grudou na raiz e formou uns blocos que só saíram arrancando, na real, fiquei com umas falhas. A cabeleireira tinha deixado agir por mais tempo do que o necessário. Meu cabelo tinha derretido e estava pedindo socorro! Mas eu tinha que retocar a raiz a cada três meses, precisando a cada mês e meio, mas não tinha dinheiro então tentava alongar o período.


Progressiva + Mega hair



Quando inventaram a progressiva (mais pra banho de formol, com dois ventiladores e uma toalha molhada na cara pra poder respirar) eu achei que era um milagre! Pedia tanto a Deus pra alisar meu cabelo (olha a loucura). Fiz de tudo, mas a progressiva danificou tanto a estrutura dos meus fios que cheguei a chorar um dia no chuveiro de tanto cabelo que caiu. É uma ilusão, na verdade. Depois de um processo de escova progressiva, apesar do forte odor, eu não queria lavar, porque o cabelo fica tão macio e lisinho, do jeito que quero, previsível, controlado, sem frizz, aprazível aos olhos alheios, domado. Igual ao de todo mundo.


Algumas semana após o processo, a redoma evapora e eu caio na real. As pontas ficam cada vez mais finas, tinha que cortar o cabelo muito mais vezes do que o necessário-saudável-ocasional cortar as pontas. Então não conseguia deixar meu cabelo crescer. O que eu mais queria era um cabelo liso e comprido.






Passei pra fase do aplique/mega hair. Com pontas tão finas e danificadas, só tinha essa solução. Tanto trabalho, tanta manutenção, sem liberdade nenhuma, tudo muito caro.


Big Chop



Long story short, me mudei para os Estados Unidos duas semanas antes de 2013, quando da última vez que fiz uma escova progressiva.

Durante o ano 2013 eu sofri fazendo escova + chapinha, enquanto o cabelo crescia ao mesmo tempo que a química da progressiva escorria ralo abaixo, cabelo ficando bem mais grosso e indomável na umidade absurda que é aqui no verão. Cabelo crescendo, mas com as pontas ainda danificadas. Meu cabelo estava um show de fases, raiz cacheada, metade ondulado (escova definitiva saindo), pontas finas, horrorosas, duplas, quebrando.

No início de 2014, numa viagem ao Brasil, confesso que pensei em fazer escova progressiva de novo. Foi aí que tomei a decisão de deixar ele crescer natural. Fui a uma cabeleireira e pedi pra ela cortar num chanel longo. Ficou bizarro, reto, mas tirou muito da parte alisada. Fazer escova ficou quase impossível de tão grosso mesmo que relativamente curto.

Em maio decidi ir a um salão especializado em cabelo cacheados (check them out http://e42salon.com/) e a milagrosa Kristy Wilson cortou tudo o que ainda estava liso. Eles chamam isso de "big chop" ou "big cut", BC. Aparentemente, tem muitas mulheres decidindo ir pela rota natural.

A minha experiência foi maravilhosa. Lágrimas rolaram enquanto ela finalizava meu cabelo "novo" com os produtos DevaCurl. A foto abaixo é do dia no meu BC, logo depois de sair do salão, sem nenhuma ferramenta de alisar/cachear/etc. Sem nenhuma química, sem nenhuma tratamento além de hidratado e natural.



Meu cabelo natural, sem química, sem tintura, sem aquecimento

Eu nunca tinha visto meus cachos do jeito que estão por uns 15 anos, aliás nunca vi meu cabelo do jeito que está agora. Saudável.

Livre


Eu ainda me considero em transição. Ainda encontro algumas pontinhas lisas - resto da progressiva ou maus tratos - que eu prontamente corto com uma tesoura profissional que a Kristy recomendou que eu comprasse.




"Free your hair and the rest will follow" Lorraine Massey


Minha mudança começou por dentro. Eu estou cercada por um amor tão forte e verdadeiro, principalmente do meu marido, que eu não tive escolha em deixar tudo o que estou vivendo transparecer externamente.



Cachos 5 dias após wash day, atingi essa definição com óleo de côco direto do pote.


Definitivamente tomei minha decisão por ter mais liberdade, minha própria personalidade, uma que ninguém tem ou disse que tenho que ter, como eu fui feita, não como a minha cabeça manipulada pelos padrões da mídia acha que eu tenho que ser. E pra poder beijar na chuva.

Eu estou completamente ciente de que o cabelo cacheado de cada garota é um cacho e uma textura diferente. Mas uma coisa é igual. Não existe hidratação demais pra cabelo cacheado.

"You can never over hydrate curly hair." L. Massey


Não existe um produto que seja ótimo pra todos os tipos de cabelo cacheado. Cada cachinho gosta de um tipo, mas eu acredito que haja uma rotina, um processo, que se for usado pelas cacheadas, pode dar resultados surpreendentes. É por isso, e por muitas cacheadas me pedirem, que vou compartilhar tudo o que eu faço num dia de lavagem.


Perguntas que eu vejo por aí sobre transição capilar:



Posso usar qualquer tipo de produto enquanto estou em transição?


Depende de como você quer usar seu cabelo quanto estiver na transição. Se quiser usar liso, não se esqueça dos danos do aquecimento aos cachos novos que estão crescendo e use termo ativos protetores. Tenho partes do cabelo que são cachos novos danificados, sem química, mas que não cacheiam perfeitamente por causa do dano que causei com a chapinha. 

Depois de quando tempo em transição posso fazer o BC?


Não tem como responder essa pergunta sem pensar no comprimento que você vai perder de qualquer jeito, cortando pouco ou muito. O fator de encolhimento desses seus cachos lindos não perdoa! Se estiver decidida a cortar tudo, corta. Liberte-se! Cabelo cresce. Se ainda não estiver pronta, não se esqueça dos danos que a chapinha está causando nos seus cachinhos novos. 

O que fazer com as pontas lisas que sobraram depois do BC?


Enquanto eu ainda tinha pontas lisas no cabelo aqui e alí, eu amassava bastante na hora de passar gel e elas enrolavam o suficiente pra não parecer que tinha uma linha de divisão entre duas texturas de cabelo. Quando foram ganhando comprimento, passei a tesoura. É ótimo ter uma tesourinha profissional na gaveta, pronta pra entrar em ação quando eu ver qualquer resquício de escova progressiva.

Posso fazer escova enquanto estiver na transição?


Eu fazia escova enquanto estava em transição. Mas o trabalho que dava com o tanto de cabelo grosso que eu tinha era intenso. Só não se esqueça dos danos do aquecimento aos cachinhos novos. 


Pensou em mais alguma pergunta? Deixa um comentário.

2 comentários:

  1. Oi linda. Faz um post sobre sua rotina capilar, produtos que você usa e como finaliza seus cachinhos tão definidos! Beijos e sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Amei seus posts e sua história. Nunca passei por essa fase de alisamento, sempre usei meu cabelo natural mesmo mas adoro ler a história de quem já alisou e hoje luta pra voltar ao natural. E nem preciso dizer que você é uma linda né? Sucesso com o blog ♥

    ResponderExcluir

Comente pra eu saber que você passou por aqui!
Let me know you stopped by!