Translate

quarta-feira, 1 de maio de 2013

O que eu senti e sinto à respeito do falecimento do meu tio Ricardo

Ainda é difícil lembrar do falecimento do meu Tio Ricardo sem me entristecer, lembrar que não estive perto dele em seus últimos momentos.

Logo depois de sua morte eu me revoltei com Deus por ter permitido que ele falecesse sem poder se despedir de seus familiares, já que ele não conseguia mais falar nos últimos dias de sua vida. Mas Deus em sua infinita misericórdia, acalmou meu coração pecador, e me fez enxergar que a sua vontade é última em nossas vidas.


Ele dá e Ele tira, conforme a Sua vontade.



Meu tio não pode comparacer ao meu casamento e por causa de sérias convulsões, minha Tia Elenice, sua esposa, teve que cancelar sua passagem para Minnesota em Dezembro e também não pode estar aqui. Meu primo Vinícius, que pode vir, os representou muito bem, mas eu sinto muito a falta dos meus tios.

Eu vi o meu Tio pela última vez pela webcam. Me entristeço ao lembrar que eu estava com pressa de encerrar a conversa porque estava ocupada com coisas "mais" importantes.

A última vez que falei com ele foi pelo nextel. Foi muito difícil de entender o que ele falava com muito dificuldade em produzir sons. Lembro-me que ele estava esperançoso em se recuperar.

Tudo o que queria era poder ter voltado pra São Paulo pra revê-lo mais uma vez...

Meu tio SEMPRE me admirou e elogiou. Ele dizia que eu sabia lutar pelo que eu queria. Ele sempre me encorajou. Ele sempre quis saber o que se passava pela minha cabeça mas respeitava a minha privacidade. Ele sempre quis me proteger mas me deixava livre pra fazer as minhas escolhas. Ele sempre me chamava pra tomar chá da tarde com sua família...Ele sempre me contava histórias de como ele amava a minha tia.

10 de Junho de 2012. Festa de aniversário surpresa pro Tio Ricardo. Felippe, Elenice, Ricardo e eu.

Hoje gostaria de resumir o fluxo de alguns acontecimentos. 


Meu querido Tio Ricardo lutava contra um câncer agressivo à mais de 5 anos. Cada recaída e recuperação era um motivo de alegria, de esperança de cura.

Por esse motivo eu confesso que eu não quis aceitar quando soube que seu estado era terminal, não sabíamos mais quanto tempo ele teria de vida. O médico disse que o oxigênio com a ajuda do qual ele está respirando só elevava e que ele estava muito fraco. 


Emocionada, eu mandei o seguinte e-mail pro Pequeno Grupo do qual faço parte, pedindo oração:


"Olá a todos,

Eu tenho pedido oração pelo meu tio durante as duas últimas semanas. Hoje eu gostaria compartilhar um pouco de sua história.

O nome dele é Ricardo da Silva, ele tem 51 anos de idade e é casado com Elenice da Silva, irmã da minha mãe, por mais de 27 anos. Um de seus sonhos era ter um filho e depois de 17 anos de tentativas e um par de caros tratamentos de fertilidade, minha tia engravidou e eles tiveram Vinícius, meu primo e uma das crianças mais doces e gentis que eu conheço. Vini tem 10 anos hoje. Meu tio Ricardo recebeu meu então noivo Scott em nossa família e sempre foi muito generoso e amoroso para conosco. Ele, mesmo após de ter se recuperado recentemente de uma recaída, nos levou de carro para o Rio de Janeiro quando precisávamos ir lá para uma entrevista.

Ele descobriu que tinha câncer e tem lutado contra ele por quase 5 anos. Depois de lutar desde dezembro para se recuperar de nove convulsões muito graves, hoje eu vim a saber que ele pode ter apenas uma semana de vida.

Peço-lhes que orem por ele, para que Deus o salve e lhe traga de volta para perto de Si nos braços de Jesus. Orem também por minha tia Elenice que tem sido uma esposa e mãe fiel e forte, e pelo Vini, que eles encontrem conforto em Jesus.

Meu tio é dono de uma empresa e minha mãe, meu irmão e minha tia (Rosana, outra irmã) trabalham para ele. Mas, como ele está morrendo, a empresa foi vendida. O novo proprietário não quer que ninguém relacionado com Ricardo continue trabalhando para a empresa. Portanto, minha mãe, irmão e tia provavelmente perderão seus empregos.

Peço que orem pela minha família, que Deus providencie para eles e os ajude a encontrar emprego. E que Deus use a tristeza e dor para resgatá-los.

Ricardo sempre foi como um pai para mim e eu vou sentir muito a falta dele. Eu nunca perdi um parente próximo e nunca pensei que estaria tão longe da minha família quando acontecesse.

Obrigada!

Com amor em Cristo,
Nathalia."
__

"Hi everyone,

I have been asking you to pray for my uncle for the past 2 weeks. Today I want to share a bit of his story.
His name is Ricardo da Silva, he's 51 years old and is married to Elenice da Silva, my mother's sister, for almost 25 years. One of his dreams was to have a child and after 17 years of trying and a couple of very expensive fertility treatments trials, my aunt got pregnant and they had Vinícius, my cousin and one of the most sweet and kind kids I know. Vini is 10 years old now. Ricardo welcomed Scott into our family and has always been very generous and loving toward us and our family. He even drove us to Rio when we had to go there for the visa interview.

He found out he had cancer and has been fighting against it for almost 5 years. After struggling since December to recover from 9 very serious seizures, today I've come to know he may only have a week left to live.

I ask you to pray for him, that God would save him and would bring him back to Jesus. Also pray for Elenice who has been a faithful and strong wife and mother and for Vini, that they would find comfort in Jesus. 

My uncle owns a company and my mother, brother and aunt (Rosana, another sister) work for him. But as he's dying, the company was sold. The new owner doesn't want anyone related to Ricardo to keep working for the company so my mother, brother and aunt will probably lose their jobs. 

I ask you to pray for my family, that God would provide for them and help them find jobs. And that God would use the sadness and grief to rescue them. 

Ricardo has always been like a father to me and I will miss him very much. I never lost a close relative and never thought I'd be so far from my family when it happened. 

Thank you!

Love in Christ,
Nathalia."



A minha recusa em aceitar o seu possível falecimento deu lugar ao medo de não poder falar o que eu queria pra ele em seus últimos momentos. A minha maior culpa era saber que eu não poderia estar lá com ele, chorar ao seu lado, confortar a minha família.


Foi aí que eu e o Scott decidimos escrever uma carta para ser lida pra ele.


Scott escreveu: 

"Oi Tio,
Eu quero que você saiba quão abençoado eu fui ao conhecê-lo, e ter você como meu tio. Você me acolheu desde o primeiro momento que nos conhecemos, e eu soube que a família de Nathalia era incrível. Eu me senti em casa com você. Eu lembro de quando nós fomos jogar boliche, e eu quase ganhei de você. Visitar o Rio de Janeiro é um dos momentos altos da minha vida. Sua generosidade e amor me inspiram a ser igual. Eu te amo, Tio Ri. Eu oro por você quase todos os dias. Espero que nós nos vejamos outra vez nesta vida, mas se não, então eu oro para que nós nos encontremos na próxima. Quando chegar a hora, agarre-se a Jesus. Ele é a nossa única esperança.

Scott."

__
"Oi Tio,
I want you to know how blessed I've been to know you, and have you as my uncle. You welcomed me in from the first moment we met, and I knew that Nathalia's family was incredible. I felt at home with you. I think of the time we went bowling, and you barely beat me. Visiting Rio de Janeiro is one of the highlights of my life. Your generosity and love inspire me to be the same. I love you, Tio Ri. I pray for you almost every day. I hope that we will see each other again in this life, but if not, then I pray that we will meet in the next. When the time comes, cling to Jesus. He is our only hope.

Scott."

Eu escrevi:

"Oi Tio Ri,

Queria dizer que eu queria muito estar perto do senhor agora.

Não vou me esquecer do que minha mãe e você sempre me lembravam, de quando eu tinha 2 aninhos o senhor deixou a barra de solda debaixo da mesa e eu coloquei minha mãozinha nela e me queimei. Eu sei que você ficou triste, mas passou e eu fico feliz de ter uma história simples e linda assim pra contar. Assim como muitas outras. 

Eu era muito nova pra aprender algo, mas agora eu cresci, e quero levar o cuidado e o carinho que o senhor sempre teve por mim pros meus filhos. Obrigada por me ensinar, ainda quando criança, a ser gentil e educada, como naquela vez que uma menina do meu colégio me deu um tapa e eu não revidei. O senhor me parabenizou por não incentivar violência e escreveu uma carta reprovando a escola pela atitude tomada. 

Obrigada por me ensinar na adolescência depois de alguns corações partidos, que eu deveria escolher um rapaz que realmente me amasse. Hoje queria dizer que Deus ouviu sua oração, meu marido me ama muito e ama também a minha família. Obrigada por todo o tempo que o senhor dedicou a me ensinar lições valiosas de vida, elas estão bem guardadas no meu coração. 

E no meu coração também está o senhor bem guardado. 

Eu te amo muito, tio e minha oração é pra que nós possamos nos ver de novo, aqui ou em outro lugar. Que Jesus esteja sempre contigo.

Sua sobrinha Nathalia."



Quando eu enviei a nossa carta pra minha Tia Elenice, ela me respondeu muito emocionada dizendo que não sabia mais se ele poderia escutar porque estava em coma, mas fiquei sabendo pela minha mãe que a carta foi lida pra ele e ele chorou ao ouvir...

Meu querido Tio Ricardo faleceu numa sexta-feira, 22 de Fevereiro de 2013, ao redor das 5h da manhã. Ele estava internado do Hospital Oswaldo Cruz desde Dezembro. Passou por altos e baixos, convulsões o levaram de volta pra UTI e na última vez ele já não conseguia mais falar...naquela triste sexta-feira ele sofreu uma parada cardio-respiratória.

Ele foi cremado no cemitério da Vila Alpina após uma simples e emocionante cerimônia, sem velório, como ele sempre quis. Levou consigo parte dos corações de sua família que o amavam e admiravam muito. 


Hoje a minha oração é pelo conforto da minha Tia Elenice e do meu primo Vinícius:


"Senhor Deus, 
Você é bom e nos deu Seu único Filho pra morrer pelos nosso pecados. 

Que o Seu Espírito Santo possa confortar os corações de Elenice e Vinícius enquanto eles se recuperam do falecimento do seu esposo e seu pai, respectivamente.

Querido Pai, o Senhor nos dá e nos tira a vida. Que Seu nome seja abençoado por isso! Nos ajude a entender o significado desse momento de dificuldade, mas se não estivermos preparados para isso, que o Senhor possa nos conceder o que precisamos para entender.

Pai, ajude a minha Tia a seguir em frente, com a força que só o Senhor pode dar a ela. Ajude ela a aceitar a Sua vontade como soberana. Conduza o meu priminho Vinícius a encontrar em Jesus tudo o que ele precisar, e que só o Senhor possa suprir a falta que seu pai Ricardo está fazendo.

Senhor, me ajude a orar mais pela minha família.

Oro em nome de Jesus,
Amém."



Tio, vou levar comigo seu amor que preencheu muitos espaços vazios na minha vida. Você não está mais conosco, mas o pedaço que você conquistou em meu coração vai permanecer aqui.


Tia Nenê, eu e Tio Ri


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente pra eu saber que você passou por aqui!
Let me know you stopped by!